Pular para o conteúdo principal

TIMPANOMETRIA. VÍDEO FANTÁSTICO !!

   Bom, lá vamos nós em mais uma viagem no ouvido humano, destacando que apesar de deixar uma, qualquer explicação que eu ofereça, não irá superar a didática em tecnologia "X" D deste vídeo, ok? 

    O assunto da vez trata-se de uma avaliação que chama muito pouca atenção a quem nos procura por solicitação médica:

 Timpanometria. Parte do exame audiológico - auditivo, que mede a pressão do ouvido médio em relação à pressão atmosférica, sua mobilidade x vibração. Voilà: 

  • Aos que aplicam (fonoaudiólogos e médicos); 
  • Aos que já foram avaliados e 
  • A quem ainda vai fazer (submeter-se) a esta avaliação, seja por recomendação médica ou por iniciativa própria (mas sempre com pedido médico em mãos). 
 Muito resumidamente, o mecanismo do som em nossos ouvidos ocorrem da seguinte forma: As ondas sonoras fazem vibrar o ar do canal do ouvido (parte da orelha externa) e faz com que esta chegue ao tímpano, que também pela sua vibração, o som é transmitido até à orelha média e amplificado, até chegar na orelha interna. É assim... tudo por vibração das ondas sonoras.  A partir daí, são levados, por impulsos nervosos, e os sons (de alerta, palavras, sons ambientais, notas musicais, entre outros) são distinguidos ao chegar nas vias centrais. E entao, aprendidos (memória) e interpretados, considerando-se por vias normais, sadias. 

ONDAS SONORAS ~~~ONDAS MECÂNICAS (orelha média) ~~~ 
ONDAS ELÉTRICAS (orelha interna - córtex)  


     Assim sendo, podemos dizer que integridade dos elementos anatômicos e fisiológicos em todo o caminho em que o som é percorrido,  são cruciais para que o nervo auditivo leve-o ao cótex cerebral  e ocorra o processo de entendimento do som. É o que nos torna "capazes" de entender as palavras. Imaginem como uma "transmissão por efeito dominó", onde um toque, um estímulo é dado e toda a "cadeia" dá um show em perfeita sintonia! 


       Curiosos que quiserem saber o que é Timpanometria (dado avaliado na Imitanciometria) e como são as medidas do tímpano, vejam este vídeo !! Sem querer, encontrei e compartilho aqui. 

PARA LEGENDA EM PORTUGUÊS

CLICAR NO ÍCONE "FERRAMENTAS" (NO CANTO INFERIOR DIREITO).SELECIONAR A OPÇÃO "PORTUGUÊS". 

      
      (...)
  
 ... Sim. Tímpano! Aquela membrana fininha que se localiza dentro dos ouvidos, entre a orelha externa e a orelha média. Delicada, pequena e frágil, ela exerce um papel fantástico para que possamos ouvir bem, ouvir com mais clareza. 

   O ouvido também precisa do equilíbrio de sua pressão em relação à pressão atmosférica, controlada pela tuba auditiva. E quando há algum fator que exerce este desequilíbrio, altera a pressão do ouvido médio (orelha média) que pode ocasionar a famosa "perfuração de membrana timpânica". Muitas vezes o caso é reversível, dependerá em que local da membrana timpânica ocorreuNormalmente, é feito um tratamento em que ocorre regeneração de toda sua extensão, entre outras formas de recuperação que variam conforme o caso.  

   É muito importante procurar especialistas médicos (otorrinolaringologistas pediátricos ou adultos) para que possam acompanhar, solicitar a avaliação adequada e indicar o melhor tratamento. 

      Agora, falando dela... 
       Membrana timpânica (tímpano):

  • Àquela onde muitos alcançam, erroneamente, com o cotente (hummmm... como descrito em posts anteriores aqui neste blog: cotonete NÃO é recomendado para os ouvidos, pessoal !!) e podem acabar perfurando.
  • Àquela membrana do ouvido que pode também ser sofrer uma perfuração em mergulhos profundos ou vôos, principalmente quem voa gripado, causando um barotrauma, por alteração da pressão da orelha média;
  • Àquela perfuração de tímpano que pode até vazar um pouquinho de líquido pelo ouvido, provocada pela pressão do "líquido" de uma otite média. (Afinal, a secreção da infecção precisa diminuir com tratamento médico ou ser expulsada por algum lugar. Alguns refrem até um alívio depois que vaza); 
  • Entre outras implicações.
   
    E pensar em escrever sobre este assunto tão específico não passava na "nossa" cabeça. Já que veio a inspiração, vamos aproveitar. 

        Até a próxima !!
     

Comentários

Posts

Atente-se: O termo popular "LABIRINTITE" é um sintoma, não uma doença !! O QUE FAZER ?

Sentir tontura é normal? Normal, não. Comum, sim e muito !!  Antes de continuarmos, vamos falar sobre a terminologia LABIRINTITE. Ela " deixa" de ser uma doença quando o termo é aplicado de maneira generalizada. Ou seja, quando é classificada para toda e qualquer forma de tontura, independente de saber o porquê da sua manifestação. Vale ressaltar que esta hipótese é apenas uma  das mais diversificadas Labirintopatias. A Labirintopatia é uma alteração que ocorre dentro da orelha na sua porção mais interna. Láááá dentro do ouvido, como já explicado nas postagens anteriores .     Por ser muito comum ouvirmos esta queixa na prática clínica, abordamos o assunto a fim de esclarecer que não é porque o indivíduo sente tontura significa que tem Labirintite, bem como nem toda tontura é necessariamente uma vertigem. A partir dos apontamentos acima, daremos início ao que de fato encontramos de mais comum nos atendimentos destes pacientes.  Agora sim, mãos

As 3 partes da orelha

Estranho? Talvez... Porém perfeita ! A orelha é divida em 3 partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. Orelha externa: localizada desde onde, por costumes, usam-se brincos e vai até onde muitas pessoas equivocadamente usam o cotonete, empurrando o cerúmen - a famosa cera, para mais perto do tímpano; o que não é nada bom. Mais adiante falaremos a respeito. Orelha média: localizada logo atrás do tímpano, onde estão os menores ossos do corpo humano. Neste local, habitualmente algumas pessoas já tiveram aquela sensação de estar com o "ouvido tampado", como se estivesse descendo a serra. Orelha interna: localizada logo adiante com o formato parecido com a de um caracol. Sim ! Parece engraçado... seu "corpo" semelhante a um labirinto, e é! O famoso Labirinto constituído por parte óssea e parte membranosa. Quando em sincronia com demais órgãos do nosso corpo, manda informações ao cérebro capaz de oferecer o equilíbrio corporal. A integridade destes trê

Como seu ouvido funciona? Por que ele tampa de repente? // How does the ear work?

Para esta postagem, não precisamos escrever muito. Trata-se de um vídeo autoexplicativo capaz de esclarecer algumas dúvidas principalmente para situações que parece que estamos com a sensação de ouvido tampado... descendo a serra... e casos de OTITE (infecção de ouvido nada  agradável que a maioria das crianças apresentam ;) E considerada uma das dores mais insuportáveis!) Dedico este post principalmente para minhas amigas com filhos pequenos, que telefonam até do outro lado do mundo. Este é um vídeo muito esclarecedor ! Voilà!                                                Fonte: youtube.com Basta um profissional capacitado e pronto ! O Otorrinolaringologista e a Fonoaudióloga podem ajudá-los.

Dica verdadeira. Dica valiosa. Impactos surpreendentes da amizade na saúde.

        "Ninguém é tão alguém que não precise de ninguém".  Clichê? Hmmm... vamos lá ao que comprova a CIÊNCIA!     A abordagem de uma idéia talvez equivocada. "Nasci sozinho, e vou partir sozinho". Tudo bem.. só que não. Viver sozinho não é uma obrigação.      Aprender com quem passa pelas nossas vidas, trocar experiências e viver novas, crescer com as diferenças como complemento de vida (de "ser" ou "estar") até como às vezes um caminho para chegar onde tenta-se mil vezes eeee... nada! Ninguem muda ninguem mas pode dar aquela ajudinha nas nossas imperfeições. Tudo bem.. também não é uma obrigação. Ok.        Vamos ao ponto dos "apontamentos"; ao  quê pode SIM interfeir na saúde tratando-se de um assunto MUITO intetessante. Vimos mais detalhes deste estudo num Congresso Internacional o ano passado, 2016 - sobre D. Processamento Auditivo Central (DPAC), citado pela renomada psicóloga e cientista, Dra. Kathy Pichora Fule

Workshop de VPPB

WORKSHOP        N ov / 2017  Iscrições encerradas!  REABILITAÇÃO VESTIBULAR EM VERTIGEM POSTURAL PAROXÍSTICA "BENIGNA"       VPPB        Sobre a Palestrante:   Rejane Abdala A.           fonoaudióloga Especialista em Audiologia Clínica com ênfase em Otoneurologia. Mestranda Profissional Facul. de Ciências Médicas da Santa Casa de SP. Membro na "American Association for the Advancement of Science (AAAS)". Membro na Academia Brasileira de Audiologia (ABA). Participante do " The American Istitute of Balance". Objetivo do Curso:  Melhor capacitar profissionais da área de saúde no atendimento casos de Vertigem Postural Paroxística Benigna - VPPB Oferecimento:  Conteúdo PRÁTICO com DICAS INTERESSANTES sobre Reabilitação Vestibular Clássica x Manobras de (Re)Posicionamento Aula prática com experiências / vivências de diferentes abordagens de Testes e Treino de Equilíbrio Postural Estático e Din

Tudo junto e misturado. Tontura, mal estar, náusea, zumbido e, às vezes, dor de cabeça ?

Falando de Tontura Muito comum e nada normal, é a sensação de tontura que gira (vertigem), aquela que sente que você mesmo gira ou que o ambiente é que está rodando. Tem duração de segundos e logo ressurge, aparece de repente e parece exacerbada pelo movimento de cabeça.  A tontura pode vir associada ao desequilíbrio postural, barulho nos ouvidos (zumbido do tipo apito ou chiado são os mais comuns), sensação de ouvido tampado e à náusea.  Outro sintoma comum associado à tontura é a dor de cabeça.   A perda auditiva geralmente não acontece, porém, a caxumba, o sarampo, a meningite e a mononucleose infecciosa, entre outras infecções, podem causar a perda auditiva. O profissional fonoaudiólogo ou medico especialistas em Otoneurologia, conseguem identificar o nistagmo irritativo do paciente em fase aguda e observar a associação ao nistagmo horizonto-rotatório espontâneo - que bate na direção da orelha saudável. É esperado que os sintomas se atenuem depois um período
Porque hoje é 3 de março! Este ano, o domingo de carnaval coincide com o Dia Mundial da A u D i ç Ã O ))))) Valorizar a nossa saúde auditiva faz um bem danado para uma Comunicação efetiva :D Além de TODO o sentido, os sons que ouvimos é estímulo para o cérebro prevenindo e até tratando inúmeras disfunções mentais. Estimule seu cérebro.  Ouça mais em volume aceitável.  Conserve sua audição.  Comunique-se bem. Socialize.  Viva bem !! Ame-se.

Coisas que a Neurosciência explica: Educando emoções : ) :

   São taaaaantas que o Roberrrrrto, o rei, já até canta. ... E elas começam desde a infância.     Muito do que somos ou nos tornamos, são também armazenados no nosso subconsciente. Esta parte do cérebro possui informações que não fazemos idéia de quais são. Dizem que nele não há filtro, e reagimos muitas vezes por impulso ou instinto relacionados às esta informações.          Dito isso, vamos lá! Notícia ruim que é boa, é notícia boa:     Seguindo o quê "parece mas não é", eis a questão: O órgão que comanda nossos sentimentos é o coração. Ops! Só que nem de perto. O dono de tudo que nos move e comove é o cérebro. Este é o nosso líder e o nosso operário.      Já a boa notícia, não é boa, é ó-tima: As emoções podem ser treinadas! Anos de muita pesquisa, estudos confiáveis publicados em fontes seguras, comprovam que nosso cérebro é como um plástico: moldável e capaz de ser modificado, graças à plasticidade neural.    Ok. Como controlar as emoções na mente? E

Tontura e vertigem é a mesma coisa?

É muito comum pacientes que nos procuram com a queixa de que está com vertigem. Quero esclarecer nesta postagem que nem todo tipo de tontura é necessariamente a vertigem propriamente dita. A vertigem é caracterizada por um dos tipos de tontura. Para nomearmos como tal, é necessário que seja do tipo rotatória, aquela que em quem já sentiu tudo rodar ou se sentiu girando. Um exemplo típico é a sensação de tontura ao sair de um brinquedo gira-gira de parque ou até mesmo aquela provocada pelo consumo de álcool em excesso. Dito isso, pode-se afirmar que a vertigem é apenas um tipo de tontura. Existem diversos outros como a sensação de estar "mareado", exemplo tipicamente comum porém nem sempre normal. Abordaremos os demais distúrbios do equilíbrio mais adiante !! Aguardem.