Arquitetura em madeira, um isolamento acústico natural
Muitas pessoas não sabem mas a madeira tem propriedades de um excelente isolante acústico. Um exemplo aparente de seus atributos foi a participação no papel de um incrível projeto, a obra do arquiteto Luciano Pia, o 25 Verde- Turin, Italia.
No seu site, www.lucianopia.it, o arquiteto descreve minunciosamente os detalhes da obra que iniciou-se em 2007 e foi concluído em 2012. Conforme o link, trata-se de um edifício residencial suportado por estrondosas estruturas com a participação de 200 (duzeeeentas) árvores não menos frágeis. Tudo isso integrado com uma vegetação disposta de forma a dar impressão de um organismo vivo. "O edifício foi pensado como uma floresta viva". Refletido realmente sobre um filtro entre o espaço interno habitado e as ruas, visando suavizar a passagem do interior para o exterior mantendo-o aprazível e confortável.
É mais ou menos assim:
Em meio à construções tipicamente contemporâneas, destacam-se edifícios com perspectivas ecológicas, em uma "mini floresta", que além de produzir oxigênio, absorver anidrido carbônico, reduzir a poluição do ar, ajudar a estabilizar a temperatura durante as diferentes estações do ano, ainda protege contra a poluição sonora. Os streeps em madeira maciça têm as funções de um extraordinário isolante acústico (um excelente recurso para ambientes barulhentos) e filtram a luz no sol do verão da mesma maneira em que permitem a queda de luz para dentro da casa quando o inverno regressa.
Composto por 63 unidades residenciais do edifício que circundam as árvores abastecidas com a integração da eficiência energética que o projeto dispõe: isolamento contínuo, proteção solar, aquecimento e refrigeração através da energia geotérmica com bombas de calor e reciclagem da queda da chuva para regar o verde. Sustentável?
Que tal uma casa na árvore???
Comentários
Postar um comentário
Apenas serão aceitos comentários benéficos e de bom senso. Comentários suspeitos ou mal intencionados serão banidos.
Saúde e bem estar é o que temos a oferecer. Mais uma vez, seja bem vindo(a).